28 outubro, 2006
Bela e imponente, a Golden Gate (em São Francisco da Califórnia) é a ponte que mais atrai suicidas no mundo. Em 2004, quando quase 30 pessoas pularam de lá pra morte, o documentarista Eric Steel estava por perto, com várias câmeras de vídeo, esperando o momento fatal (ou não). O resultado está no filme The Bridge, em cartaz na Mostra de Cinema.



Mero acaso: na fila dos meus livros de cabeceira, justo esta semana chegou a vez de Uma Longa Queda, do Nick Hornby - quatro pessoas se encontram no terraço dum prédio em Londres, todas a fim de se matar.



No, I don't have suicidal tendencies. Mooorro de medo do que pode estar me esperando do 'outro lado'. Mas me intriga esse fascínio letal ao qual muitos não resistem. Detalhe: na maioria das vezes, até o momento da entrega, rolou um loooongo flerte.  Foto by Bubi.



trechinho do livro do Hornby:

 Eu tinha passado os últimos dois meses procurando relatos de
 investigações de suicídios na internet, só de curiosidade. E em
 quase todas as vezes o investigador diz a mesma coisa:"Ele ti-
 rou a própria vida ao encontrar-se em um estado desequilíbrio
 mental".


 Acho que no relatório do investigador deveria constar: "Tirou
 a própria vida após lúcida e cuidadosa análise da bagunça fo-
 dida em que ela havia se transformado"
.



 
Por Sônia Guimarães às 22:38     7 comentários
Não compramos nenhum livro mas rimos muito durante a Balada Literária, mais um pretexto de paulistano - que adora eventos, de preferência noturnos. Pra quem não tem frescura, o lugar da vez é a Praça Roosevelt...

 
Por Sônia Guimarães às 17:55     2 comentários
26 outubro, 2006























Foto by , da portaria
 
Por Sônia Guimarães às 22:47     1 comentários

       Numa das mais fracas bienais que já visitei (pelo menos oito),
       mantenho minhas fichas na obra de Leon Ferrari, que diz tan-
       to e com tal leveza...
Foto by Bubi.


 
Por Sônia Guimarães às 22:29     0 comentários
18 outubro, 2006
No meio do feriado corri pra Pinacoteca - faltavam só 2 dias pro encerramento da exposição de Alexander Calder. Não eram 11 da manhã e tinha fila na bilheteria. Isso com a bienal de artes plásticas bombando no Ibirapuera (onde há mais duas mega-exposições, todas de graça). Enquanto esperava pela minha vez de comprar ingresso deu pra ver outra fila crescendo no lado oposto da calçada, à entrada do Museu da Língua Portuguesa. Esta é São Paulo...

Assim que se formou em engenharia mecânica no começo dos anos 20, Calder mergulhou na criação e desenvolvimento dos maravilhosos stabiles que Marcel Duchamp batizaria de móbiles. Me intriga e fascina esse equilíbrio perfeito entre lirismo e precisão...

Atirei no que vi, acertei no que não vi. No mesmo andar da Pinacoteca está montada a exposição do argentino Leon Ferrari, mais um daqueles que considero precursores da arte em 3D. A mostra do Calder já acabou, mas a de Ferrari vai até novembro.

Me acabei de chorar durante a sessão pra imprensa de The Wind that Shakes the Barley (em português seria O Vento Que Balança a Cevada). O filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes e pré-estréia na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (que está fazendo 30 anos com mais de 350 filmes programados). Ken Loach não fez concessões ao reviver o violento modus operandi das tropas do Império Britânico na repressão ao movimento pela independência da Irlanda - organizado por trabalhadores rurais. Me tocou profundamente (a mim e a Clau, com quem dividi meus lencinhos de papel...)

 
Por Sônia Guimarães às 21:18     2 comentários
... o vinho?

 
Por Sônia Guimarães às 21:17     3 comentários
... no wireless (yet).

 
Por Sônia Guimarães às 21:16     1 comentários
12 outubro, 2006
Não gosto que leiam meus livros antes de mim. Não por ciumes, embora seja extremamente possessiva quando se trata de livros - e/ou discos. Quero ser a primeira na vida daquele livro. Toco, cheiro... um ritual de sensações precede o momento em que nos entregaremos um ao outro. Era uma vez...


O que você quer comigo? O que você espera que eu queira de você - se você sequer me dá espaço pra pensar em você?    Pense você em você, não ligue pra mim.


 
Por Sônia Guimarães às 20:35     1 comentários
08 outubro, 2006
Só deu positive vibrations no show de Ziggy Marley esta semana em Sampa. O + famoso filho de Bob pode não ter herdado o enorme talento do pai, mas não faz feio. E é lindo.

Dancei muito da primeira à última música. A Jamaica parece um celeiro de bons instrumentistas, a nova banda de Ziggy Marley é ótima (a percussão, uma delícia). E o reggae continua ir-re-sis-ti-vel. Depois de tocar por 2 horas Ziggy e banda encerraram o show com Africa Unite, uma de minhas preferidas do repertório de Bob Marley.

VEJA Ziggy Marley cantando Africa Unite em 1999, no show-tributo a Bob Marley, numa praia da Jamaica - com a Marley Family.

Nesse mesmo show Ziggy formou um dueto com a maravilhosa Lauryn Hill (mulher do filho mais novo de Bob Marley, Rohan). Os dois cantaram REDEMPTION SONG, que Bob compôs quando o câncer já havia tomado corpo e mente. Emocionante...

 
Por Sônia Guimarães às 13:36     2 comentários
01 outubro, 2006
Diferentemente de TODAS as vezes em que votei na vida, hoje resolvi que não ia ser a última e sim uma das primeiras a votar - não tenho disposição pra fila de qualquer natureza e essa históira de eleger cinco caras deve render. Na região de São Paulo em que moro os idosos formam uma expressiva comunidade - me sinto super jovem passeando por Higienópolis. E os velhinhos não perdem uma eleição, incrível!. Mas... imagine a cena: um velhinho fazendo o percurso entre o mesário e a urna de votação, a passo de tartaruga... aconteceu hoje, na minha seção, ANTES de mim (demorou o bastante pra eu ler 1/2 página do ótimo Mulher de Pedra, de Tariq Ali).

Não pretendo nem passar perto de uma urna eleitoral depois que completar 70 anos. A não ser que até lá o Brasil mude muuuito. No momento minha maior esperança no futuro político deste país se chama Fernando Gabeira. É o cara.

 
Por Sônia Guimarães às 13:13     7 comentários