31 março, 2006
entre palavras
Uma graça o novíssimo Museu da Língua Portuguesa. Não sei se concordo com a definição, em minha muito modesta opinião as bibliotecas são os genuínos museus da nossa e das outras línguas - as páginas dos livros parecem o abrigo natural das palavras. No presente caso o que fizeram foi ocupar parte da linda e histórica Estação da Luz (em Sampa), com vídeos e instalações multimídias muito bem realizados, tudo em homenagem ao bom português. É a palavra em movimento.















Adorei o telão com mais de 100 metros de comprimento, e a exposição temporária que Bia Lessa inventou pra reverenciar Guimarães Rosa e seu Grande Sertão: Veredas. Só não aconselho visitas em dias tipicamente mais movimentados, porque aquele lugar lotado deve transformar todo e qualquer prazer em agonia.


Marisa



















Minha amizade com Marisa Reis foi instantânea, se estabeleceu no momento em que passamos a conviver, em janeiro de 2005. Espero que dure pra sempre, Marisa! Na foto minha amiga, que fez aniversário dia 25.


o poder do maracatu













Adoro os shows da Nação Zumbi! A cadência tribal da mangue beat mexe com a gente... Isto eu escrevi há 1 ano e meio, logo depois do show de lançamento do dvd Propagando - tá lá no meu velho blog postado em 4/9/04. A Nação produz acordes e ritmos que estimulam territórios menos explorados dos meus ouvidos...

Tudo o que escrevi em 2004 continua valendo. A Nação tá de volta com seu melhor show (lançamento do cd Futura). Os caras tão cada vez mais cosmopolistas e (talvez por isso mesmo) com uma levada regional super requintada. Bom, bom, bom! Roubei a foto da Radiola Urbana.




Ramiro e Helga não perdem um show da Nação...









Heleninha e Andrea também foram.



As japas são animadíssimas. Andrea, então, é ótima parceira pra shows. Na mesma semana encaramos uma puta chuva durante a apresentação do Oasis - sem perder a esportiva.


delay...












Não assisti a O Segredo de Brokeback Mountain mas achei Crash tão bom que não vejo como pode ter havido alguma injustiça na escolha do Oscar de melhor filme. Me emocionei em vários momentos. O filme combina, mistura e entrelaça casos fictícios (?) de preconceito e discriminação racial, na maioria das vezes alimentados pelo medo. Tudo é tão torpe que deixa perplexos discriminados e discriminadores.




Injustiça mesmo foi não premiar Boa Noite e Boa Sorte - dirigido pelo George Clooney (que tb é roteirista e atua no filme). Tenho grande admiração por quem honra sua profissão como fez o âncora de TV Edward R. Morrow. Nos anos 50 ele enfrentou Joseph MacCarthy, senador que comandou uma caça a todo americano supostamente comunista. O filme é quase minimalista, o cartaz aí do lado mostra o enquadramento predominante. Mas a gente fica ligado até o fim. George Clooney, tu não é fraco, hein?






reminiscência pura













Achei que ia demorar pra alguém superar o Fernandinho (que aparece alguns posts atrás cercado pela neve austríaca). Eis que me chega esta foto feita no Camboja, do Mariano Haensel - que era da minha turma de garota, nem preciso dizer que pelo lado dos malucos né? O cara virou geólogo e trabalha numa agência internacional de proteção ambiental.














O mais louco é que um dia antes do Mariano me escrever eu peguei da estante o DVD do ma-ra-vi-lho-so Apocalipse Now Redux (a versão reeditada pelo diretor) e revi o filme inteirinho. Francis Ford Coppola rodou Apocalipse Now nas florestas tropicais do Camboja durante a segunda metade dos anos 70, praticamente sobre as chagas da guerra do Vietnã. É o melhor filme de guerra já produzido - dos que eu vi o único que chegou perto foi Além da Linha Vermelha. Apocalipse Now ganhou a Palma de Ouro em Cannes e recebeu oito indicações pro Oscar (levou os de Fotografia e Som). Isso que é filme!

 
Por Sônia Guimarães às 12:46    


2 Comments:


At 01 abril, 2006, Anonymous Anônimo

Tb achei 1 injustiça "Boa Noite e Boa Sorte" não ganhar nenhum Oscar.
SONIA! Sempre lembro de ti qdo ouço a Nação Zumbi, sabia? um beijo!

 

At 03 abril, 2006, Blogger Kelly®

tem tanta coisa boa nesse post que eu nem sei sobre qual comentar!
então, vou mudar de assunto: tem farofa carioca sábado no sesc pompéia. vc gosta? estará lá? se sim, me dê um toque!

bjos